quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

"Encharcado de medo"

À autora deste blogue

Parabéns pela linda imagem que abre este blogue onde me convidas a escrever. O meu primeiro contributo não é original, já que este texto também está publicado no meu blogue, mas é divertido e achei por bem entrar neste espaço através das dúvidas, sempre tão interessantes que nos chegam, enquanto mães. Afinal, lá ao fundo, na direcção do nosso olhar estão sempre os nossos filhos, tal como o mar, eternos amores e cheios de mistérios. Por tudo e porque és uma mãe cheia de situações como esta aqui fica um miúdo "encharcado de medo".


Os últimos dias o meu filho tornou-se a minha sombra cá em casa. Acompanha-me para todo o lado e quer sempre saber onde estou. Depois de perceber que, lá na escola, os temas das conversas têm sido a existência de fantasmas - se bem que nunca ninguém tenha visto nenhum - e os assaltos... o meu filho não me larga. E, de nada adianta dizer que temos quatro cães, que dão sinal à chegada de qualquer carro que pare no nosso portão... que moramos numa aldeia, sossegada... que ele não está sozinho em casa... que os ladrões assaltam casas (normalmente) quando estas estão vazias... Nada! Ele tem explicação para tudo, bem... quase tudo, pois ainda não conseguiu provar a existência dos fantasmas.
Ontem, numa altura em que já estava sem paciência de ter uma "chita", a saltar atrás de mim -sim, agora o mamífero preferido para imitar são as chitas -, por toda a casa, disse-lhe que tínhamos que acabar com aquilo! Que tinha de parar de andar, sempre, atrás de mim! Então, explicou-me que não conseguia, pois se o fizesse ficaria "encharcado de medo"!
Claro que adorei a expressão, ri para dentro, e continuei. Mas, o que é isso de estar encharcado de medo, perguntei eu. - "É simples mãe, estás a ver quando molhamos a roupa toda e ficamos encharcados... e tu dizes para ir trocar de roupa para não ficar doente. Pronto, com o medo é igual. Se estivermos encharcados de medo e continuarmos, como aconteceria se não estivesses ao pé de mim, até podia ficar doente sabes..."Quis continuar a conversa mas ele percebeu que me estava a divertir com os seus argumentos e com a seriedade do assunto. Tímido como é, pôs um ponto final na conversa e lá continuou, aos saltos, atrás de mim.

1 comentário:

  1. Esse miudo é tão especial!!! e sabes que andam por aí tantos adultos encharcados de medo?!!!!

    Só não o dizem em voz alta e escondem de todos com arrogância e altivez!! é preciso secar o medo, esfregá-lo com uma toalha até que se evapore!!! pois que o medo paraliza. pois

    ResponderEliminar